Banco Central está integrando a inteligência artificial ao Pix?

Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou “O Brasil tem um problema de educação financeira que pode ser resolvido, em parte, por meio da IA

O regulador avalia maneiras de utilizar inteligência artificial e que a tecnologia deve ser incluída no Pix. Apesar de estar na “moda”, ele disse que o movimento já estava acontecendo.

Banco Central com Visão no futuro

Como será a intermediação financeira digital no futuro? “Uma coisa fundamental é que temos um crescimento desse processamento de dados que está prestes a acontecer, que é a mudança do sistema de ponto binário para a computação”, disse ele.

De acordo com Campos Neto, isso vai acelerar a interpretação de dados e gerar efeitos que ainda não são conhecidos hoje. Ele também citou um estudo que mostrou que as empresas que investiram em inteligência artificial para substituir o trabalho humano não tiveram resultados tão bons quanto aquelas que combinaram os dois.

“Hoje está muito claro que a inteligência artificial mais a criatividade humana é melhor do que a inteligência artificial sozinha”, afirmou.

Campos Neto também disse que é muito resistente à criação de uma área que “possua” a tecnologia. Isso porque, em sua visão, essa é uma questão que afeta todos os segmentos. “A inovação toca todas as áreas”, concluiu.

Integração via open banking

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou no dia 18 de agosto, agora há dois meses! Ele espera que, com a evolução do open banking, dentro de dois anos os brasileiros poderão ter todas as suas contas bancárias e serviços financeiros em um único aplicativo de celular.

“Os bancos vão competir entre si em tempo real pelas operações”, disse Campos Neto durante sua participação no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, promovido pela Fundação Milton Campos em São Paulo.

Além disso, o presidente do BC destaca que a conexão do pix com outras plataformas globais é essencial para a digitalização do sistema financeiro, facilitando o comércio entre países e preservando a política monetária e questões soberanas.

O governo atual já defende a criação de uma moeda única na América do Sul e também entre os países do BRICS para o comércio, como um passo para reduzir a dependência do dólar. De fato, a globalização é uma tendência mundial.

Falando sobre o pix no evento, o presidente do Banco Central também destacou que o governo economizou “bilhões” em tarifas bancárias. Sem dúvida, ao adotar o sistema de pagamento instantâneo para a arrecadação de impostos.

Conclusão

A integração da inteligência artificial ao Pix pelo Banco Central representa um passo importante para o futuro do sistema financeiro no Brasil. Acima de tudo, o Presidente do BC, Roberto Campos Neto, acredita que a tecnologia pode ajudar a solucionar problemas de educação financeira no país, além de acelerar o processamento e interpretação de dados.

No entanto, Campos Neto ressalta a importância de combinar a inteligência artificial com a criatividade humana. Estudos apontam que empresas que investem apenas em IA para substituir o trabalho humano não obtêm os mesmos resultados que aquelas que não dispensam a mão do homem. De fato, a inovação é um paradigma , porém importante para o avanço do setor financeiro.

Portanto, a inclusão da inteligência artificial ao Pix é uma estratégia promissora que coloca o Brasil no caminho do futuro financeiro. Junte-se à inteligenciafinanceira.blog.br na jornada do conhecimento em finanças e negócios.

Este artigo é apenas a título informativo e não deve ser considerado aconselhamento financeiro. Sempre consulte um profissional qualificado antes de tomar qualquer decisão financeira.

Fonte: CNN Brasil

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.