A Bolsa de Valores veio do escambo ao dinheiro de papel, onde surgiram volumes de negócios que deu origem ao comércio de valores mobiliários.
Porém, as trocas eram informais e descentralizadas. Na Roma Antiga, por exemplo, havia registros de mercados aonde as partes podiam negociar promissórias.
As origens do comércio de valores mobiliários no passado podem ser descobertas desde civilizações como a Babilônia à Roma Antiga. Mas a dinâmica era diferente das bolsas de valores modernos que conhecemos hoje.
Bolsa de valores na Babilônia Antiga.
A bolsa de Valores na Babilônia, por volta de 4.000 anos, surgiram registros de contratos que funcionavam de maneira semelhante às promissórias de hoje em dia. As partes envolvidas em uma transação registraram os detalhes em uma pequena tábua de barro, que serviam como prova do acordo. Isso permitiu que as pessoas realizassem compras e vendas de bens, incluindo terras e produtos, de maneira mais eficiente.
Feiras Medievais e Mercados: Na Idade Média, cidades por toda a Europa realizava feiras e mercados onde os comerciantes podiam se reunir para comprar e vender mercadorias e títulos. Esses encontros evoluíram frequentemente para locais onde também se negociavam ações e títulos de dívida.
Na atualidade
Na bolsa de valores de hoje em dia, sendo plataformas globais eficientes que permitem a compra e venda rápida de valores mobiliários, a tecnologia moderna agilizou as transações, proporcionando liquidez, acesso amplo e informações em tempo real. Isso facilita a captação de capital para empresas, oferece oportunidades de investimento e contribui para a formação de preços justos no mercado financeiro. E também nos dá uma visão mais clara de como funciona o mercado de capitais em todo o mundo e os impactos em nosso cotidiano.
Em resumo, mercado de capitais cumpre um papel importante para o equilíbrio de todo sistema financeiro mundial
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: Gorila blog