Um dos maiores compradores de bens e serviços em todo o país é, sem dúvida, o governo, onde o montante de dinheiro gasto em licitações muitas vezes é enorme. Os dados do Ministério da Economia não mentem: os números de compras públicas para 2023 são os maiores registrados até o momento, com mais de 72.000 empresas credenciadas ao SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – com 21,5% mais vendas do que em 2021. Você quer saber como incluir sua empresa nesse circuito e começar a lucrar muito mais do que o esperado? Aqui estão algumas dicas para começar o mais rápido possível.
Benefícios de venda para o governo
Não tem certeza do porquê vender para o governo é tão popular entre as empresas? Confira as principais vantagens de fazê-lo o mais rápido possível:
Qualquer pessoa pode vender para o governo
Independentemente de ser um MEI, ME, EPP ou qualquer outro tipo de empresa, sempre há a possibilidade de iniciar essa transação.
Não há necessidade de estoque
O governo sempre estabelece um prazo para a entrega do produto ou serviço fornecido, portanto, há um prazo específico para atender à demanda.
Venda de serviços ou produtos
Assim como itens específicos são comprados, também é possível solicitar serviços.
Não é necessário investir em marketing
O governo procura você com a intenção de comprar, então não há necessidade de investir em canais de vendas ou marketing.
Não é necessário investimento inicial
Tudo o que sua empresa precisa é de um computador conectado à internet, então tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com o governo e começar a produzir o que foi acordado.
Vendas nacionais
Não há limite geográfico para vender para esse comprador específico, então uma empresa no Rio Grande do Sul pode vender para outro no Pará, por exemplo.
Empréstimo do governo
Sim, há um empréstimo do governo para que você possa investir em nenhum item ou serviço fornecido. É chamado Antecipagov, onde até 70% do contrato é enviado.
Processo seguro
Todo o procedimento é totalmente seguro pelo governo e é realizado online, onde você pode acompanhar todas as etapas.
Não há crise
Este é um dos únicos mercados em que não há crise, pois é necessário manter a máquina pública funcionando o tempo todo.
Conclusão
Gostou das principais vantagens de vender para o governo por meio de licitações? Isso pode ser o que você estava procurando e não sabia!
Se você está em busca de novas oportunidades de negócio e quer expandir sua empresa, considerar a venda para o governo pode ser uma estratégia muito interessante. Com os benefícios mencionados acima, você pode aproveitar o potencial desse mercado e aumentar seus lucros de maneira significativa.
Não perca tempo e comece a explorar as oportunidades oferecidas pelas licitações governamentais. Com profissional em gestão de contratos públicos com estratégia e planejamento é possível escalar vendas para todo território nacional, você pode se tornar um fornecedor confiável e lucrativo para o governo. Lembre-se de pesquisar as melhores práticas, conhecer as legislações vigentes e garantir que sua empresa esteja em conformidade com todos os requisitos necessários.
Aproveite as vantagens de vender para o governo e impulsão o crescimento do seu negócio e não esqueça contrate um Gestor em Licitações para condução segura de todo o processo. Não deixe essa oportunidade passar e comece a agir agora mesmo!
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: EAG
Gestão em licitações: Valdinei Vieira