Conheça a nova Identidade digital no Brasil.

identidade

A nova Identidade Nacional (CIN) já está em circulação e é válida em todo o país. A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o antigo Registro Geral (RG) e possui novos campos, um código MRZ e uma versão digital – que pode ser acessada através do aplicativo Meu Gov.br.

De acordo com um decreto publicado em março deste ano, estados que ainda não começaram a emitir a CIN têm até 6 de novembro para se adaptar ao documento. Vale lembrar, no entanto, que o modelo antigo de RG é válido até 2032. Com a novidade, muitos cidadãos têm dúvidas sobre o documento. Afinal, o que muda com a nova identidade? É possível obter a nova identidade online? Abaixo, Inteligência Financeira.blog esclarece dúvidas comuns sobre a nova CIN.

Como obter a nova identidade online?

Para obter a nova identidade em formato digital, é necessário primeiro solicitar o documento nos institutos de identificação de cada estado. Logo em seguida, após receber o documento impresso, é possível acessar o aplicativo Meu Gov.br e emitir o documento digital utilizando o código de validação fornecido no documento físico.

O processo da emissão digital é semelhante ao que já acontece com a CNH digital. É necessário realizar um cadastro no aplicativo Meu Gov.br, fornecer os dados solicitados e fazer a validação por meio de um código enviado para o e-mail cadastrado. Em seguida, basta acessar a opção de emissão da identidade digital e seguir as instruções.

O documeto digital possui a mesma validade jurídica que a versão impressa sendo utilizada como documento de identificação em diversas situações, como embarque em voos nacionais, acesso a serviços públicos e identificação em estabelecimentos comerciais.

Conclusão

O (CIN) traz diversas mudanças e benefícios para os cidadãos brasileiros. Com a inclusão do CPF como único número de identificação, há uma redução das chances de golpes e fraudes. Além disso, a possibilidade de emitir em formato digital facilita o acesso ao documento e proporciona mais segurança.

É importante lembrar que o antigo RG ainda é válido até 2032, portanto, não há necessidade de correr para emitir o novo documento imediatamente, a menos que seja necessário substituir um RG danificado. A nova identidade é uma evolução do RG, trazendo mais segurança e praticidade para os cidadãos brasileiros.

Para mais informações sobre a nova CIN , entre em contato com os institutos de identificação de cada estado ou acessar o site oficial do governo. Então, Não deixe de aproveitar os benefícios e a segurança proporcionados pela nova Identidade Nacional.

fonte: Gov.br

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.