Conheça o Pix da Índia.

pix indiano

O Pix nos mostra que o ecossistema de pagamentos ao redor do mundo está se desenvolvendo rapidamente, com diversos sistemas e instrumentos de pagamento inovadores introduzidos regularmente. Nesse sentido, o ecossistema indiano tem se destacado como um mercado vanguarda. Ativo na busca pela modernização há muitos anos, o país tem atraído mais atenção desde 2016, após a criação da Unified Payment Interface, ou UPI, uma plataforma de pagamento instantâneo que serviu de inspiração para o Pix para o Brasil. Nós do inteligencia financeira.blog criamos alguns artigos sobre esse assunto.

Diferenças entre Pix e UPI

No entanto, existem algumas diferenças menores em suas operações:

Identificação

O Pix permite que os usuários associem chaves (como e-mail, número de telefone, CPF ou caracteres aleatórios) às suas contas, enquanto um pagamento UPI usa VPAs (endereços de pagamento virtual).

Custo

As transações do Pix no Brasil possuem limites variáveis com base nos perfis dos usuários e no dia da semana, enquanto as transações do UPI na Índia variam de acordo com fatores como o banco do usuário, tipo de conta e nível de autenticação, estendendo-se a transferências entre pessoas e pagamentos a comerciantes.

Integração do pix entre aplicativos

No Brasil, o Pix está integrado a aplicativos bancários e financeiros, permitindo transações diretas dentro do aplicativo do banco. Por outro lado, o design de API de código aberto do UPI permite vários aplicativos móveis de pagamento na Índia, oferecendo aos usuários uma escolha de opções suportadas pelo UPI desenvolvidas por vários bancos e provedores terceirizados.

Capacidade de pagamentos recorrentes

Embora o UPI atualmente suporte pagamentos recorrentes, o Pix deve ter essa capacidade até abril de 2024 com sua nova funcionalidade, o Pix Automático.

Apesar da dominação da Índia, que na semana passada ultrapassou a China como uma das nações mais populosas com 1,4 bilhão de habitantes, o Pix acelerou mais no último ano. Em 2022, o número de transações Pix aumentou 228,9%, em comparação com um aumento de 76,8% no sistema de transferência indiano.

Tanto o Pix no Brasil quanto o UPI na Índia oferecem uma maneira conveniente e rápida de realizar pagamentos e transferências de dinheiro, com a vantagem de operarem em tempo real e geralmente a custos baixos. As principais diferenças estão nos detalhes de como esses sistemas são implementados em seus respectivos países e nas regras específicas associadas a eles.

Conclusão

O Pix e o UPI são exemplos notáveis de avanços no ecossistema de pagamentos em seus respectivos países. Ambos os sistemas têm a capacidade de facilitar transações rápidas e convenientes, tornando as transferências de dinheiro mais eficientes e acessíveis para os usuários.

O Pix no Brasil tem se destacado como uma ferramenta inovadora, permitindo que os usuários realizem pagamentos instantâneos de forma simples e segura. Com a integração em aplicativos bancários e financeiros, o Pix se tornou uma opção amplamente utilizada pelos brasileiros.

Já o UPI na Índia tem sido um motor para a inclusão financeira no país, permitindo que pessoas de todas as camadas sociais tenham acesso a serviços bancários e façam transações diretamente de seus dispositivos móveis.

Em resumo, o Pix e o UPI são exemplos de como os avanços tecnológicos estão transformando os sistemas de pagamentos em todo o mundo. À medida que esses sistemas evoluem e se adaptam às necessidades dos usuários, é provável que continuem a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do ecossistema global de pagamentos.

Referências
“Pix e UPI: as semelhanças e diferenças entre os sistemas de pagamentos do Brasil e da Índia”. Disponível em: Ebnx blog
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.