Você pode ainda não saber, mas existe uma consulta ao Banco Central através de um sistema onde todas as informações sobre a sua vida financeira são reunidas e compiladas. Estamos falando do Registrato. Em termos técnicos, o Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos acessar relatórios contendo informações sobre relacionamentos com instituições financeiras, operações de crédito e câmbio de forma rápida e segura pela internet. O que você pode consultar no Registrato? Se você está se perguntando “como vejo meu Registrato?”, saiba que há muitas informações que você pode acessar na plataforma e de forma totalmente gratuita. Sendo assim, como mencionamos anteriormente, com base em informações do Banco Central, não se trata apenas de um único resultado, mas de diferentes relatórios que abrangem seus relacionamentos bancários, chaves Pix, empréstimos e muito mais.
A Consulta ao Banco Central num minuto.
Ao acessar o sistema, você se depara com seis opções de relatórios do Registrato:
- Cheques sem fundos;
- Empréstimos e financiamentos;
- Contas e relacionamentos;
- Cadin Federal (dívidas com entidades públicas);
- Chaves Pix;
- Câmbio.
Como remover seu nome do Registrato?
Mas e se você não quer que as dívidas apareçam no sistema, é possível remover seu nome do Registrato? De acordo com o Banco Central, isso NÃO é possível. “O Banco Central não registra suas dívidas como um registro restritivo, como o SPC ou Serasa fazem. Portanto, não é possível ter sua dívida removida do registro numa consulta ao Banco Central”.
Como funciona o Registrato?
O Registrato funciona de forma bastante simples. As instituições financeiras enviam ao Banco Central informações sobre seus clientes, como contas bancárias, empréstimos, financiamentos, chaves Pix e operações de câmbio. Essas informações são armazenadas no sistema do Registrato e ficam disponíveis para que os cidadãos possam consultá-las.
O que posso consultar no Registrato?
Ao acessar o Registrato, você terá acesso a diferentes relatórios que abrangem vários aspectos da sua vida financeira. Alguns dos principais relatórios disponíveis são:
- Relatório de cheques sem fundos. Este relatório mostra se você possui cheques emitidos sem fundos, ou seja, cheques que foram devolvidos por falta de saldo na conta bancária.
- Relatório de empréstimos e financiamentos. Neste relatório, você pode verificar quais empréstimos e financiamentos estão registrados em seu nome. Isso inclui informações sobre o valor do empréstimo, prazos, parcelas e se está em dia com as obrigações.
- Relatório de contas e relacionamentos. Este relatório mostra informações sobre suas contas bancárias, como saldo, movimentações e relacionamentos com instituições financeiras.
- Relatório do Cadin Federal: O Cadin Federal é um cadastro de dívidas com entidades públicas. Neste relatório, você pode verificar se há dívidas registradas em seu nome junto a órgãos governamentais.
- Relatório de chaves Pix: O Pix é um meio de pagamento eletrônico que permite transferências instantâneas. Neste relatório, você pode verificar quais chaves Pix estão cadastradas em seu nome e se estão ativas.
- Relatório de câmbio. Este relatório mostra informações sobre operações de câmbio realizadas em seu nome, como compra e venda de moedas estrangeiras.
Conclusão
O Registrato é uma ferramenta importante para que os cidadãos possam ter acesso às informações sobre sua vida financeira de forma rápida, segura e transparente. Por meio do Registrato, é possível verificar informações sobre cheques sem fundos, empréstimos, financiamentos, contas bancárias, dívidas com órgãos públicos, chaves Pix e operações de câmbio. Contudo, ao consultar o Registrato, você poderá ter um panorama completo da sua situação financeira e tomar decisões mais conscientes em relação às suas finanças.
É importante lembrar que o Registrato não é um cadastro restritivo, como o SPC ou Serasa. Ele apenas reúne informações sobre sua vida financeira, sem influenciar diretamente na obtenção de crédito ou na análise de risco por parte das instituições financeiras. Portanto, se você possui dívidas registradas no Registrato, não será possível removê-las do sistema do Banco Central.
Agora que você conhece o Registrato e sabe como acessar suas informações financeiras, aproveite essa ferramenta para ficar por dentro da sua situação financeira e tomar decisões mais conscientes em relação ao seu dinheiro. Portanto, acesse o Registrato, consulte seus relatórios e mantenha-se informado sobre sua vida financeira. Lembre-se, conhecimento é poder!
Para acessar o Registrato, basta informar seu CPF e uma senha de acesso. A senha utilizada será aquela utilizada no Portal Gov.br
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações