As crises financeiras foram eventos que marcou a história econômica mundial, deixando cicatrizes por onde passou. Duas das mais notáveis crises do século XX foram a Grande Depressão de 1929 e a crise financeira global de 2008 e sob o mesmo ponto de vista vamos entender como as economias podem entrar em colapso e as medidas para sobrevivermos ao impacto no futuro.
A Grande Depressão de 1929: Uma Década de Desespero
A grande crise financeira ocorreu com a quebra da Bolsa americana, diversas foram as causas e complexas também, incluindo a especulação no mercado de ações, as empresas se endividando e a falta de regulamentação financeira adequada. Acima de tudo impactou outras economias no mundo.
Crise Financeira Consequências
O Acidente financeiro de 1929 ocasionou falências de empresas e bancos, levando a uma alta taxa de desemprego, que atingiu mais de 20%. Os preços dos produtos caíram, levando à deflação, enquanto a fome e a miséria se espalharam.
Aprendemos que:
Uma série de reformas significativas nos Estados Unidos ocorreu com crise financeira. O governo implementou medidas para regular os mercados financeiros, como a Lei Glass-Steagall, que separava os bancos comerciais dos bancos de investimento. Além disso, o New Deal, é um conjunto de políticas de intervenção estatal, e lançado para motivar a economia e criar programas de segurança social.
A Crise Financeira Global de 2008: O Colapso dos Mercados
Também chamada de “A Grande Recessão”, começou com a falência do banco Lehman Brothers e foi atendida rapidamente pelo sistema financeiro global. Assim sendo, sua origem estava no Sistema Imobiliário dos Estados Unidos, alimentada por empréstimos hipotecários de alto risco e instrumentos financeiros complexos.
Resultado
À medida que os preços das casas caíram, a recessão foi inevitável. Grandes instituições financeiras foram à beira da falência. O governo teve que intervir, injetando trilhões de dólares para evitar um colapso total. Ainda assim milhões de pessoas perderam seus empregos e casas, e a confiança no sistema financeiro foi gravemente abalada.
Respostas e Aprendizados
A crise de 2008 levou a uma série de medidas regulatorias promovendo reformas financeiras em todo o mundo. Nos Estados Unidos, a Lei Dodd-Frank foi promulgada, para proteção dos consumidores e diminuir o risco de uma nova crise. Contudo o esforço para fortalecer a regulamentação dos bancos trouxe também mais transparência no cenário financeiro.
Experiências para Futuros Desafios
A princípio mostramos nesse blog como eventos econômicos podem ter um impacto profundo na sociedade, incluindo o aumento do desemprego e a piora nas condições de vida. Olhando para o futuro, temos consciência que é preciso criar habilidade em finanças por conta da crescente conexão dos mercados globais e o surgimento de novas tecnologias. A aprendizagem contínua com as crises passadas é fundamental para navegar nesse ambiente dinâmico. Emfim, tanto pessoalmente quanto em gestão de empresas, conhecimento e disciplina nos conduz ao consumo inteligente, poupando e diversificando investimentos em ativos, ações, títulos e imóveis. Invés de colocar todos os ovos numa cartela só, ponha em vários lugares. E assim garantindo um futuro com mais estabilidade e segurança.
Voçê também pode gostar :
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
fonte: Stood