Dívidas. E agora? O que fazer?

dividas

Os dados são preocupantes. O número de famílias brasileiras com dívidas está em seu nível mais alto. Contudo, se essa é a sua realidade, aprender como pagar dívidas ganhando pouco será de grande ajuda.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), pelo menos três em cada quatro famílias têm algum tipo de dívida. Nesse meio tempo, você pode passear pelo portal do Inteligencia financeira, preparamos um tour desde a criação do dinheiro aos hoje. Vai lá e confere!

O estudo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que o percentual de pessoas endividadas em dezembro de 2022 foi de 78%, o recorde histórico desde 2010, quando a pesquisa começou.

O percentual de inadimplentes, que são pessoas que têm contas em atraso, foi de 30%, a maior cifra em 12 anos.

Mas o que causou esse aumento no endividamento brasileiro? Existem vários fatores que contribuem para isso. Com a inflação em alta, o orçamento das famílias ficou cada vez mais apertado. Contudo, o cenário é ainda pior para as pessoas desempregadas.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em agosto deste ano ilustra bem essa situação. Um em cada quatro brasileiros não tem dinheiro suficiente para pagar todas as suas contas no final do mês.

Não sobra dinheiro, mas sobram dívidas. Contas que não são pagas dentro do prazo são cobradas depois, com juros. É aí que começa a bola de neve.

Você precisa agir o mais rápido possível para evitar que a situação fique completamente fora de controle. Quer saber como pagar dívidas e se organizar financeiramente? Continue lendo!

Com dívidas, mas planejando.

Para começar, você precisa acompanhar o que ganha e quanto gasta por mês. Dessa maneira, confira nosso conteúdo sobre como fazer um planejamento financeiro pessoal em cinco passos.

Essa atitude é fundamental para as próximas três dicas. Dessa forma, somente conhecendo sua realidade financeira você será capaz de se organizar para sair das dívidas mesmo ganhando pouco dinheiro.

Economize dinheiro com o que pode ser reduzido. Faça comida em casa, procure opções de serviços mais baratas e evite compras desnecessárias enquanto estiver endividado.

Também é possível economizar dinheiro com ações muito simples. Por exemplo, você pode adotar hábitos de economia de energia para ter uma conta de luz mais barata.

Faça renda extra.

Se você cortou seus gastos até o osso e ainda não está conseguindo fechar as contas, uma dica de como sair das dívidas ganhando pouco é procurar maneiras de fazer renda extra.

Hábitos simples.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que analisou as finanças dos brasileiros em julho de 2022, mostrou que 69% das pessoas não economizam dinheiro.

Antes de mais nada, agora que você sabe como economizar dinheiro, pense na importância de reservar dinheiro para pagar contas inesperadas.

Bônus: não caia em dívidas novamente

Depois de sair das dívidas, faça uma autoavaliação de sua situação financeira.

Tente ter mais controle sobre suas finanças e hábitos que condizem com sua renda atual. Não apenas você, mas também envolva as pessoas de sua casa na organização de suas finanças para evitar novas dívidas.

Envolva toda família

Pessoas endividadas podem se sentir sobrecarregadas e sem esperanças, mas existem várias ações que podem ajudar a lidar com essa situação. Aqui estão algumas dicas para ajudar a lidar com dívidas:

  1. Fique calmo: É normal se sentir estressado quando se está endividado, mas é importante manter a calma e entender que há uma solução para essa situação.
  2. Faça uma lista de suas dívidas: anote todas as suas dívidas, incluindo o valor e a quem deve.
  3. Entre em contato com seus credores. Ligue para cada um de seus credores e explique sua situação financeira. Uma vez que, negociar um plano de pagamento que funcionar bem para você.
  4. Calcule o valor que você precisa. Com base nas negociações com seus credores, calcule quanto dinheiro você precisará cada mês para pagar suas dívidas.
  5. Crie um plano de ação: Se você tem uma renda formal, mas não é suficiente para cobrir suas despesas, considere procurar uma renda extra. Você pode oferecer serviços no seu tempo livre ou vender itens usados.

Concluindo

Essas são apenas algumas sugestões para ajudar pessoas endividadas a lidar com suas dívidas. Seja como for, lembre-se de que cada situação é única e pode exigir abordagens diferentes. Se necessário, procure aconselhamento profissional para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para sua situação financeira e melhor planejamento mensal.

Fonte: Caixa

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.