Desde 2022, há discussões sobre o lançamento de uma nova moeda no Brasil, mas com tecnologia diferente, uma Moeda Digital. As especulações foram muitas e até um nome surgiu: Real Digital. Um ano depois, a nova moeda digital do Brasil finalmente tem um novo nome.
Recentemente o banco central anunciou o seu nome oficial, definido como Drex. Mas, você sabe como funciona? O que exatamente é moeda digital? Ele substituirá o Pix? Você pode encontrar essas e outras dúvidas no portal do Inteligência Financeira. Então, continue lendo e divirta-se!
O que é o Drex ?
Drex é um novo formato que representa o real, a moeda oficial do Brasil, só que é 100% digital. Cada brasileiro pode possuir sua própria conta do seu Banco preferido com o Drex, e negociá-la pelo mesmo valor de cédulas de papel ou moedas.
D – Formato Digital;
R – A moeda brasileira, Real;
E – Sistema Eletrônico que vai rodar o Drex
X – Representa a inovação.
Qual a diferença entre o Pix e o Drex?
Como podemos ver, o Drex é um formato de moeda digital projetado para facilitar o nosso dia a dia, assim como o Pix, então será o fim do Pix? A resposta é não.!
Mas, será que os dois são a mesma coisa? Vejamos a seguir. Apesar de possuírem tecnologias semelhantes, estão longe de se substituir.
Na verdade, os especialistas os chamam de “primos” por causa de seus conceitos e funcionalidades semelhantes. Existem algumas diferenças entre eles, antes de mais nada de natureza técnica.
Pix é uma transação instantânea que ocorre simultaneamente, enquanto o Drex é na verdade uma moeda, ainda que virtual. Para entender melhor, Pix é uma transação, como TED ou DOC, ambos descontinuados, enquanto Drex é dinheiro que você transfere, mas de forma digital. Ou seja, o Drex será utilizado para Pix, transferências e até pagamentos. Segundo o Banco Central, o Drex deve impactar radicalmente o sistema financeiro por causa de sua abordagem mais ampla que o Pix.
O Drex e bitcoin, A mesma coisa ?
Não, o Drex não será uma bitcoin. Apesar da tecnologia utilizada ser a mesma (blockchain). Aqui no portal do Inteligência Financeira separamos um artigo explicando o que é uma blokchain.
No bitcoin a regulação não é feita por um Banco ou Instituição Financeira. A moeda digital nacional não terá alterações no preço e será orquestrada pelo Banco Central do Brasil.
O que é uma moeda digital?
Esse novo formato de moeda está surgindo não só no Brasil, mas em todo o mundo, administrado por uma CBDC (Central Bank Digital Currency). É um formato digital para a moeda oficial de cada país.
Assim como o papel-moeda, as moedas digitais também podem ser utilizadas como meio de pagamento, definindo preços de diversos itens, investimentos e outras funções. Até o momento, os bancos centrais emitiram apenas dinheiro e moedas até o lançamento oficial do Drex.
Pode deixar! Não vai acabar o dinheiro em espécie, seja cédula ou moeda. Inclusive, será possível transformar o seu dinheiro e papel em virtual e vice-versa. Mas, lembre-se, não há diferença entre os valores. Um Drex vai valer Um Real, R$1.
Nesse instante já somam 130 países planejando lançar oficialmente suas moedas digitais, dos quais 21 países têm projetos em fase de testes, como China e Japão, e 11 países lançaram oficialmente, como Nigéria, Bahamas, Jamaica e outros. Resumindo, a moeda digital é controlada e as criptomoedas descentralizadas. Sem Regulação.
Como o Drex vai funcionar?
Na verdade, como explicamos, o Drex estará disponível nas contas digitais dos bancos e seus aplicativos, bem como em outros aplicativos de pagamento.
Esta referência vem diretamente do site do Banco Central do Brasil. Nesses ambientes, a moeda física pode ser convertida em moeda virtual, onde transações, pagamentos e até mesmo recebimentos podem ser realizados.
O mais legal é que os usuários podem acessar novos serviços digitais que ampliam a oferta dos bancos, como contratos inteligentes e até moedas programáveis.
Ou seja, se você pretende comprar ou vender um imóvel, o processo de documentação é mais seguro, pois a transação só será finalizada se todas as condições acordadas forem atendidas.
Com a implementação do Drex, até 2024, segundo o próprio BC, espera-se que os custos das transações financeiras tradicionais e inovadoras sejam reduzidos.
Você sabia que existe um custo alto para fabricar, transportar e armazenar o dinheiro de papel que roda pelo no Brasil?
Em contrapartida, o baixo custo e automatização de processos seguros, garantidos por blokchain vem beneficiando a população e promovendo uma maior inclusão financeira. Em breve, Drex estará entre nós.
Você vai gostar:
Blockchain e a Revolução da Indústria Financeira
Um mergulho na História:
“Quem Inventou o Dinheiro? Uma História Surpreendente!”
Fonte: Banco Central