Com a força da mulher empreendedora no dia 9 de outubro de 2023, o Prêmio Nobel de Economia foi concedido à economista americana Claudia Goldin.
“Por avançar nossa compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho”, afirmou a Real Academia Sueca de Ciências. Ela é apenas a terceira mulher a receber o Prêmio Nobel de Economia: antes dela, Elinor Ostrom ganhou em 2009 e Esther Duflo em 2019.
Os organizadores do Nobel afirmam que Claudia “apresentou a primeira conta abrangente dos ganhos e participação das mulheres no mercado de trabalho. Sendo assim, ao longo dos séculos”, descobrindo fatos novos e surpreendentes sobre os papéis históricos e contemporâneos das mulheres nesse ambiente. As limitações impostas às escolhas das mulheres, historicamente e hoje, pelo casamento e pela responsabilidade do lar e da família, estão no cerne da análise e dos modelos explicativos de Claudia.
A empreendedora do Prêmio Nobel
De acordo com a publicação oficial do Prêmio Nobel, Goldin recebe a indicação por “examinar os arquivos e coletar mais de 200 anos de dados dos Estados Unidos, o que lhe permitiu demonstrar como e por que as diferenças de gênero nos salários e nas taxas de emprego mudaram ao longo do tempo.
Entretanto, Goldin mostrou que a participação das mulheres no mercado de trabalho não teve uma tendência ascendente ao longo desse período, mas sim uma curva em forma de U.
A participação da empreendedora casada diminuiu com a transição de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial no início do século XIX, Não muito tempo depois, começou a aumentar com o crescimento do setor de serviços no início do século XX. Goldin explicou esse padrão como resultado de mudanças estruturais e da evolução das normas sociais em relação às mulheres.
Ao contrário dos outros Prêmios Nobel, o Prêmio de Economia não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel em 1895, mas pelo banco central sueco em sua memória. O primeiro vencedor foi escolhido em 1969. No ano passado, o prêmio vai para ao ex-presidente do Federal Reserve, Ben S. Bernanke, e a dois economistas americanos, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybvig, por estudos sobre bancos e crises financeiras.
O comitê considerou que o trabalho dos três economistas lançou as bases para lidar com essas crises, mostrando como é vital evitar colapsos bancários. Para Jakob Svensson, presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas, “entender o papel das mulheres no trabalho é importante para a sociedade. Graças à pesquisa inovadora de Claudia Goldin, agora sabemos muito mais sobre os fatores subjacentes e quais barreiras trabalhar no futuro.”
O legado de Claudia Goldin
Claudia Goldin é uma economista empreendedora renomada que dedicou sua carreira ao estudo das desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Sua pesquisa revolucionária lançou luz sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres ao longo da história e forneceu insights valiosos sobre como promover a igualdade de gênero no ambiente profissional.
Um dos principais pontos de destaque do trabalho de Goldin é sua análise sobre a relação entre educação e emprego feminino. Ela descobriu que, quando as mulheres têm pouca educação formal, seu único trabalho remunerado fora de casa e da família é o trabalho manual, que carrega um forte estigma social.
No entanto, a empreendedora instruída, especialmente ao nível superior, ao ingressar no trabalho de colarinho branco, não carrega nenhum estigma social. Essa descoberta demonstra a importância do acesso à educação de qualidade para as mulheres.
Além disso, Goldin também explorou as mudanças estruturais e as normas sociais que influenciam a participação das mulheres no mercado de trabalho. Ela mostrou como a transição de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial impactou a participação das mulheres casadas no mercado de trabalho.
Inicialmente, as mulheres casadas não exercia trabalho fora de casa devido às demandas do trabalho agrícola. No entanto, com o advento do setor de serviços, as oportunidades de emprego para as mulheres casadas aumentaram, levando a um aumento na sua participação no mercado de trabalho. Essa análise histórica é fundamental para compreender as mudanças nas normas sociais e como elas moldam as oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho.
Conclusão
Claudia Goldin, uma empreendedora intelectual, conquistou o Prêmio Nobel de Economia por suas contribuições significativas para a compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho.
Sua pesquisa inovadora revelou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao longo da história e destacou a importância da educação. Acima de tudo, nós do canal do inteligenciafinanceira.blog.br incentivamos a busca pela instrução. Afinal, “O conhecimento Liberta”.
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: Exame