Poucos documentos são tão importantes quanto a matrícula do imóvel em uma negociação de venda ou compra. Afinal, ele contém as principais informações sobre casas, apartamentos, terrenos, espaços comerciais e afins. Ou seja, é um tipo de registro que pode ser útil tanto para clientes (proprietários e interessados) quanto para imobiliárias e corretores. Em primeiro lugar, para que você não tenha dúvidas sobre o registro de imóvel e não o confunda com outras certidões, como o registro e a escritura, por exemplo, leia este artigo até o final!
O que é uma matrícula de imóvel?
A matrícula de imóvel é como uma certidão de nascimento para uma casa ou apartamento. Portanto, quando um empreendimento é construído, ele ganha um número de identificação que o torna único. Você pode encontrar informações valiosas nessa certidão de nascimento, como: As áreas total, útil e construída do terreno. O endereço exato do imóvel. Ao mesmo tempo, os vizinhos (propriedades que fazem divisa em pelo menos um lado do prédio). A data exata em que o imóvel foi construído. O atual proprietário do imóvel. A história completa do imóvel, incluindo todas as mudanças de propriedade. A presença ou ausência de hipotecas, processos judiciais, desapropriações, inventários, alienações fiduciárias e outros tipos de garantias e dívidas.
Em outras palavras, a matrícula de imóvel é o documento onde você pode encontrar todos os tipos de dados sobre o imóvel em questão. Vale ressaltar que estamos falando de uma certidão pública, que qualquer pessoa pode acessar com as informações corretas.
E o que é uma matrícula de imóvel atualizada?
A matrícula atualizada é a versão mais recente do documento, contendo todas as informações mais recentes sobre o imóvel. Para solicitar essa certidão, é preciso ir a um Cartório de Registro de Imóveis e pagar uma taxa para que ela seja emitida. A matrícula de imóvel atualizada tem validade de 30 dias e deve ser sempre solicitada ao negociar uma venda ou compra, independentemente do método de pagamento.
Em outras palavras, o cliente pode financiar parte do valor, incluir outro bem no acordo ou fazer uma compra à vista. Mas em qualquer um desses casos, é o documento atualizado que atestará a viabilidade da transação ou não. Se a negociação durar mais do que o esperado e o certificado expirar um mês depois, será necessário fazer uma nova solicitação.
Para que serve um certificado de matrícula de imóvel?
O certificado de matrícula serve como uma ferramenta de consulta para verificar todas as informações relativas ao imóvel. Confirmação da propriedade do imóvel. Se há ou não dívidas pendentes sobre o imóvel. Verificação de que as informações fornecidas correspondem às informações oficiais. Confirmação da viabilidade do negócio (compra ou venda). Verificação com proprietários anteriores e se o imóvel possui algum problema legal pendente. Conclusão de uma negociação de compra ou venda. Garantia da justiça e segurança do negócio.
É importante lembrar que você deve registrar seu nome na matrícula do imóvel sempre que comprá-lo oficialmente. Caso contrário, segundo a lei, você não é considerado o proprietário legítimo do imóvel, mesmo que a escritura esteja em seu nome.
Se você está pensando em comprar ou vender um imóvel, não se esqueça da importância da matrícula. Siga o inteligenciaFinanceira.blog para obter mais informações e garantir a segurança da sua negociação.
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: mudee