A B3, sigla para ‘Brasil, Bolsa e Balcão’, é a bolsa de valores do Brasil, onde são negociadas ações e outros ativos financeiros. Fundada em 23 de agosto de 1890, por iniciativa de Emílio Rangel Pestana, a bolsa brasileira (B3) teve seu primeiro nome como “Bolsa Livre”.
A História da B3
A B3 tem uma longa história que remonta ao final do século XIX. No início, era conhecida como Bolsa Livre, mas com o passar do tempo, foi sofrendo transformações e se tornou a bolsa de valores como a conhecemos hoje. Com o crescimento da economia brasileira, a bolsa ganhou cada vez mais importância e se consolidou como uma das principais instituições financeiras do país.
É importante destacar que a B3 possui endereços físicos, mas opera por meio de um ambiente digital. Ou seja, todas as negociações entre investidores são realizadas de forma virtual, por meio de um sistema chamado home broker. Isso permite que pessoas de todo o país possam investir na bolsa de valores brasileira de forma fácil e segura.
Quem é dono da B3?
A B3 possui uma participação muito grande nas ações das maiores empresas listadas na bolsa, o que a torna considerada a dona da bolsa de valores brasileira. Essa participação é estratégica e garante que a B3 tenha influência nas decisões e nos rumos do mercado financeiro do país. Gilson Finkelsztain é o atual presidente.
O que é a B3?
A B3 é uma empresa de capital aberto, supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). De acordo com a Lei 6.404, de 15.12.76 (Lei das S.A.), uma empresa de capital aberto é aquela cujos valores mobiliários (ações ou debêntures) são admitidos à negociação em bolsa de valores ou mercado de balcão. Não entendeu? É só acompanhar o inteligencia financeira.blog que vamos explicar bem devagar cada coisa.
A história da Bolsa contada em um museu.
O MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil abre suas portas para São Paulo e para o mundo com o objetivo de estabelecer uma nova relação entre as pessoas e o mundo da educação financeira e seu impacto na vida das pessoas. Portanto, por meio de uma jornada de conhecimento repleta de fatos e curiosidades sobre o mercado de capitais, o museu tem como objetivo reunir, dialogar e democratizar o acesso à informação, conhecimento, cultura e educação.
O MUB3 é um espaço moderno e interativo, que oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a história da B3 e entender como o mercado financeiro funciona. Ainda assim, o museu possui diversas exposições e atividades que explicam desde a origem da bolsa até os complexos mecanismos de negociação que ocorrem atualmente.
Conclusão
A B3 é a bolsa de valores do Brasil, responsável por intermediar as negociações de ações e outros ativos financeiros. Com uma história que remonta ao final do século XIX, a B3 se consolidou como uma das principais instituições financeiras do país. Contudo, como empresa de capital aberto, a B3 tem a supervisão da CVM-Comissão de Valores Mobiliários e possui uma participação estratégica nas ações das maiores empresas listadas na bolsa.
Além disso, a B3 também conta com o MUB3 – Museu da Bolsa do Brasil, um espaço dedicado à educação financeira e à história do mercado de capitais. Afinal, o museu oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a história da B3 e entender como o mercado financeiro influencia a vida das pessoas.
Se você está interessado em investir na bolsa de valores brasileira, é importante conhecer bem a B3 e entender como ela funciona. Assim sendo, o MUB3 é uma excelente opção para quem deseja aprender mais sobre o mercado financeiro e se preparar para tomar decisões de investimento mais informadas.
Se você está interessado em investir na bolsa de valores brasileira, invista em conhecimento para começar!
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: b3.com.br