Muitas informações financeiras estão disponíveis através do Registrato. Sabe aquela hora que você fica surpreso ao dever dinheiro para uma instituição que você nem conhecia ou lembrava que tinha conta?
Quando você utiliza cartões de crédito de diversas instituições e perde o controle das coisas por conta do excesso de contas? Ou mesmo que você não lembre qual chave Pix você cadastrou em cada banco?
Você sem dúvida conhece ou já ouviu falar de alguém em situação semelhante. Esta situação pode ser evitada e resolvida consultando o Registrato. Ao mesmo tempo que, nesse ambiente você tem acesso a todas as informações relevantes sobre o seu relacionamento com instituições financeiras.
Entenda bem!
O Registrato é um sistema online administrado pelo BACEN, Banco Central do Brasil. Você já leu o nosso artigo sobre BC, vai lé e confere. Pois bem, no Registrato terá acesso a relatórios com informações sobre relacionamentos com instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio.
Por meio dele, é possível consultar em quais bancos você possui conta ou chaves Pix cadastradas.
Dívidas com órgãos públicos federais, xeques sem fundos e dados de compras ou venda de moeda estrangeira. Sendo assim, ele concentra as informações bancárias de uma pessoa física ou jurídica e mapeia todas as operações feitas a partir de 2003.
Benefícios de usar o Registrato
Este sistema traz diversos benefícios ao cidadão e permite que você tenha mais controle sobre sua vida financeira.
Por exemplo, você pode ver uma conta-corrente em que está parada há anos e você não se lembra mais, ou de um cheque que você devolveu e resgatou sem ter dado baixa.
Utilizando esta ferramenta você também pode analisar suas dívidas, empréstimos e financiamentos de forma detalhada e simples.
Além de ser útil ao cidadão, o Registrato também é utilizado por empresas que utilizam o recurso para análise de crédito, que complementa a assessoria de órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa.
Por fim, estes dados é visualizado online através do celular ou computador, sem necessidade de deslocação a uma unidade do banco central. Fique esperto, e quanto antes tenha em mãos esses dados.
Conclusão
Para ter acesso ao Registrato, é necessário fazer um pré-cadastro no site do Banco Central do Brasil. O pré-cadastro é feito com o preenchimento de um formulário online que solicita informações pessoais e profissionais, é só fazer o login com o seu gov.br, após envio do formulário, o Banco Central enviará um e-mail com as instruções para a conclusão do cadastro.
Lembre-se que o Registrato é um documento pessoal e sigiloso, ou seja, você não é obrigado a compartilhar esses dados com terceiros, cabendo a cada indivíduo zelar por suas informações.
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: Remessa online