A taxa Selic representa a taxa básica de juros da economia brasileira. Sendo assim, os movimentos na taxa Selic influenciam todas as taxas de juros cobradas no país, seja o que um banco cobra ao conceder um empréstimo, ou o que um investidor recebe ao fazer um investimento financeiro. Em outras palavras, se a taxa sobe, para quem toma emprestado paga mais, e quem empresta, ganha!
O que é a taxa Selic?
Como você já viu, a taxa Selic é o nome dado à taxa básica de juros da economia brasileira. Desde 1979, o Bacen para controlar tanto a inflação quanto o Produto Interno Bruto (PIB) no contexto da política monetária nacional.
Uma parte do Bacen é responsável por estabelecer as diretrizes da política monetária, este é o Copom (Comitê de Política Monetária) e uma de suas funções é definir a taxa básica de juros. Do mesmo modo, ele é composto por oito membros da Diretoria do Banco Central do Brasil e é presidido pelo presidente do Bacen. Atualmente, Roberto Campos Neto é o economista que ocupa esse cargo. Todo mês a reunião do Copom vai dizer qual é a taxa atual.
A importância da taxa Selic na política monetária do Brasil
A taxa Selic é um dos elementos centrais da estratégia de política monetária do Brasil, que se baseia em um sistema de metas de inflação. Criado em 1999, ele estabelece o compromisso do país em adotar medidas para manter a inflação numa faixa estabelecida periodicamente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), composto por ministros e pelo presidente do Banco Central. Dessa forma, o objetivo é garantir a estabilidade da economia e evitar picos de preços como os que o país já vivenciou no passado, que causam a perda do poder de compra da moeda.
A Selic é ainda dividida em duas outras taxas, mas com finalidades diferentes: A taxa Selic Meta, é deliberada em reuniões do Comitê de Política Monetária e estabiliza os juros no país; e a taxa Selic Over, estabelece os juros nos empréstimos entre os bancos de curta duração. Entenda melhor.
Taxa Selic Meta
A taxa de juros conhecida como taxa Selic Meta tem a maior importância no dia a dia dos brasileiros, e a mídia está sempre falando dela. É definida pelo Comitê de Política Monetária e refere-se ao valor que o governo paga em troca de empréstimos.
Como os juros em geral estão sempre ligados ao risco de calote. Entende-se que o governo é um pagador confiável. Por isso o governo possui autoridade para estabelecer a taxa de juros que será paga. Na economia, a taxa de juros com o menor risco é considerada como a base para todas as outras taxas de juros.
Taxa Selic Over
No mercado brasileiro de empréstimos entre bancos, a taxa Selic desempenha um papel principal ao viabilizar operações de financiamento de curto prazo garantidas por títulos públicos.
Para atender às exigências regulatórias, os bancos são obrigados a manter um determinado percentual (17%) de seus recursos em uma conta especial mantida pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Já que estamos falando do BACEN, no portal do InteligenciaFinanceira.blog.br, onde um artigo específico.
A proporção de fundos que os bancos devem manter em reserva varia diariamente, dependendo na maioria das atividades financeiras. Por isso, para satisfazer este requisito, os bancos que não têm fundos suficientes emprestarão aos bancos que têm excesso, geralmente através de transações overnight.
As transações em questão são quase totalmente isentas de risco e seguras graças ao respaldo em títulos do Tesouro. Isso cria as condições ideais para que a taxa Selic over seja estabelecida. A taxa em si é calculada diariamente usando a taxa média de juros paga por essas transações interbancárias e normalmente reflete as taxas de juros oferecidas para títulos públicos federais.
Conclusão
Agora que você entende como funciona a taxa Selic, aproveite esse conhecimento para tomar decisões financeiras mais relevantes. Mas também, mantenha-se informado sobre as tendências econômicas do país e busque orientação de profissionais qualificados para ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros. E não esqueça, continue seguindo este canal.
- Construção Civil Enfrenta Desafios para Encontrar Mão de Obra.
- Due Diligence e Análise de Viabilidade de Empreendimentos Imobiliários
- Como Trabalha um Engenheiro Civil Preenchendo os Quadros da Norma 12.721!
- Taxa de condomínio e Fração Ideal. Como Calcular ?
- Entendendo o Quadro 2 da Norma 12.721: Importância e Aplicações
Fonte: Suno